A patologia oral é uma especialidade da odontologia que se interessa pelo estudo da etiologia e da história natural das doenças que acometem o complexo bucomaxilofacial. Por meio de técnicas de histoquímica e imunoistoquímica, principalmente, as doenças são diagnosticadas em ambiente laboratorial. O tratamento cirúrgico adequado pode ser conduzido por equipe de cirurgia bucomaxilofacial e/ou cirurgia de cabeça e pescoço, dependendo de cada caso.
Inúmeras são as doenças que se manifestam na cavidade bucal. A etiologia das doenças do complexo bucomaxilofacial pode ser:
– Infecciosa (vírus, bactérias, fungos, protozoários),
– Neoplásica (neoplasias benignas ou malignas),
– Por injúrias teciduais (físicas, químicas),
– Imunológicas ou auto-imunes (processos alérgicos e auto-imunes),
outras.
Uma vez que as doenças podem interessar vários órgãos ou estruturas, o cirurgião dentista, especialista em patologia bucal, tem um importante papel no diagnóstico e tratamento de uma grande gama de pacientes. A inter-relação com outras especialidades da saúde é uma marca da boa prática profissional. Assim sendo o patologista bucal pode se relacionar com variadas áreas da saúde: dentistas (estomatologistas, cirurgiões bucomaxilofaciais, entre outros), bioquímicos e médicos (patologistas, cirurgiões, dermatologistas, radiologistas, entre outros).