Especialidade responsável pelo estudo da polpa dentária, e de todo o sistema de canais periapicais, bem como de doenças que os afetam.
Causas mais frequentes do tratamento endodôntico:
- Cárie dentária extensa com atingimento da polpa dentária;
- Fratura coronária;
- Trauma dentário;
- Trauma ortodôntico;
- Lesões endo-periodontais;
- Necessidades protéticas
Estas são as causas mais comuns do tratamento endodôntico (desvitalização), visando a manutenção do dente na cavidade oral mesmo sem vitalidade.
Os dentes sujeitos a tratamento ortodôntico podem durar uma vida inteira com os cuidados adequados. No entanto, não podemos esquecer que os dentes sujeitos a este tratamento não ficam imunes ao suprimento de novas cáries. Para além disso, estes dentes tornam-se frágeis e mais suscitáveis a fraturas. Este é um fator a ter em conta na decisão de reabilitação de um dente desvitalizado.
A reabilitação pode ser realizada com uma coroa (prótese fixa) ou, se ainda houver estutura suficiente, através de uma restauração.
Retratamento endodôntico
O retratamento é um novo tratamento endodôntico que deve ser considerado aquando de um fracasso no tratamento endodôntico (desvitalização) prévio. O material de obturação é removido dos canais dentários e procede-se à desinfeção dos mesmos com a finalidade de restituir a função do dente.